25/06/2016

Entrevista: Valentine Cirano

Queridos leitores, hoje a entrevista é com a autora nacional Valentine Cirano que está ganhando espaço com seus livros juvenis e com uma grande lição que passa entre suas palavras... Vem conhecer um pouco mais sobre seu trabalho!

Sobre a autora:
"Sou natural da cidade do RJ e moro há seis anos em SJC. Sou casada, tenho duas filhas e atualmente sou professora de idiomas. Morei nos EUA por cinco anos e há cinco leciono a língua inglesa. Desenvolvi um método próprio de ensino, trabalhei em várias escolas de idiomas e hoje tenho grupos de ensino e dou aulas particulares.
Já tenho dois livros publicados. Lancei meu terceiro livro, um romance ficção “Chama Imortal” pela editora Reflexão entre vários outros (...)"


Redes Sociais da autora:
Site Oficial/Skoob


1-> Quando seu amor pela escrita surgiu? Quantos livros você já tem escrito?
Meu amor pelas letras surgiu quando eu tinha 12 anos, comecei escrevendo poesias, pequenos contos e crônicas. Meu primeiro livro foi uma coletânea desses contos, crônicas e poesias e o lancei em 2009 pela editora Protexto e chama-se “Reflexões de Uma Vida”. Atualmente estou com 8 livros publicados e vou lançar esse ano ainda meu nono livro (La Fontana di Trevi, o Último Sudarista), o segundo da série Impacto Fulminante, pela editora Tribo das Letras. O terceiro da série (O Oráculo de Apolo) pretendo lançar no ano que vem pela mesma editora.

2-> De todos seus livros escritos, qual é seu favorito? Existe algum personagem que você se apegou?
Gosto de todos, mas para falar a verdade sou mais apegada ao livro Átina Blake e o Império de Cronos. Como amo aventura e mitologia grega esse livro, que é mais voltado para o público jovem, é o que mais me identifico. É um livro muito legal pela narrativa  em si e pelas fascinantes histórias de deuses e semideuses. Átina Blake é a personagem principal, filha de Zeus, que sem querer acaba mergulhando na perigosa tarefa de resgatar os poderes do pai que foram roubados por seu invejoso irmão Hades e o pelo pai, o titã Cronos. Esse livro foi primeiramente lançado pela Laço Editorial, mas agora está sendo relançado também pela Tribo das Letras. Segue a sinopse do livro:
Hades nunca aceitou seu irmão Zeus como o deus dos céus e da terra. Sua inveja e ódio o levariam à uma terrível e implacável vingança. O Olimpo corria grande perigo. Os deuses ameaçavam destruir toda a Terra e a humanidade com cataclismos. Havia uma única esperança: Átina Blake, a filha de Zeus. 
O segredo da jovem semideusa Átina Blake ficou guardado por muitos anos até que ela estivesse pronta para encarar seu destino como a protetora do Monte Olimpo. Somente ela poderia resgatar os poderes do pai e trazer paz novamente entre os céus e a Terra. Juntamente com seus amigos semideuses da escola Thomas Greek, Átina embarca em uma emocionante aventura no submundo de Hades, lutando contra monstros e titãs para recuperar os poderes de   Zeus e restituir-lhe a soberania do Monte Olimpo.

3-> Há algum escritor que te inspira? Qual e por que? 
Há muitos escritores que me inspiram, dependendo do momento eu aprecio mais um tipo de livro do que outro, No momento estou mais apreciando livros que possuam conteúdo histórico.

4-> Como surgi ideias para seus novos livros? 
Depende muito do momento, há ocasiões em que pessoas me dão ideias de temas e há outras vezes em que simplesmente cai um “raio” e me dá uma ideia incrível de um tema para um livro, mas no geral eu pesquiso muito sobre temas que agradam mais o publico.

5-> Qual é a mensagem que você deseja passar para os leitores com seus livros?
Sempre gosto de deixar algo bom para os leitores, uma mensagem, uma lição de vida ou até mesmo conceitos que podem ajudá-los de alguma maneira, seja em forma de frase, pensamento ou exemplo de atitude. Todos os meus livros possuem, de alguma forma, algum tipo de “mensagem” nas entrelinhas que podem inspirar os leitores de alguma forma.

6-> Existem novos projetos sendo criados, para novos livros? Pode nos falar um pouco? 
Sim, eu não paro nunca com as ideias e projetos. Atualmente estou focada no relançamento dos livros Átina Blake e o Império de Cronos e Impacto Fulminante pela editora Tribo das Letras e com o lançamento do livro inédito La Fontana di Trevi, o Último Sudarista (segundo da trilogia Impacto Fulminante), então para esse ano estou focada bem nesses três, mas para o ano que vem há uma lista de projetos que quero desenvolver (ou dar prosseguimento, pois muitos eu já comecei, mas não terminei ainda) e pretendo terminar ou já lançar para 2017, entre eles está a sequência da trilogia do Impacto Fulminante – O Oráculo de Apolo – e o livro A Cruz de Marvin Jones, uma ficção que conta a história de um aventureiro pirata, um dos mais temidos e conhecidos da Inglaterra e o tesouro que ele acumulou durante seus anos de pirataria pelos mares do Atlântico. A história conta nos dias atuais onde um de seus descendentes acaba tendo acesso a um possível mapa que levaria ao tesouro de seu ancestral Marvin Jones e ele tenta a todo custo descobrir onde estaria enterrado o maior tesouro de todos os tempos. É muita aventura e mistério na terra e no mar atrás do lendário tesouro do pirata Marvin Jones.

7-> Seus personagens são inspirados em pessoas reais do seu convívio? E suas historias? 
Sim e não, bem, alguns personagens têm nomes de pessoas do meu convívio, mas não são suas histórias, são histórias de ficção que não tem nenhuma base real, mas que possuem algum embasamento histórico, pois a história, como ciência, não possui todas as “lacunas” preenchidas e que podem ser inseridas ficção nesses espaços para formarem uma história literária, mas como eu falei meus livros não são históricos, são livros de ficção com alguns trechos que se misturam a fatos históricos e muitas vezes o leitor não sabe se é verdade ou ficção, pois ambas estão juntas numa só obra.

8-> Quais são suas expectativas como escritora no Brasil?
O fato de ser escritora no Brasil torna meu trabalho um pouco mais difícil, pois vivemos num pais onde a influência internacional é muito grande na nossa cultura, seja na literatura, na música, filmes, moda, etc. Contudo, estou otimista com relação aos novos projetos e também pelo fato de ver muitos livros de escritores brasileiros hoje entre os mais vendidos. Não sou daquele tipo de autora que quando vê um autor brasileiro fazendo sucesso fica falando mal da obra, diminuindo a capacidade do autor ou de sua obra. Vejo muito disso nas redes sociais, vejo autores brasileiros criticando autores que estão tendo algum êxito no trabalho, alguns falam em “sorte”, outros falam outras coisas, mas eu acredito que quanto mais autores brasileiros se destacarem no mundo literário, mas chances os outros autores terão em ascensão na carreira, porque se os leitores começarem a gostar da literatura nacional mais portas se abrirão para outros autores, que poderão ter mais espaço nas vitrines das grandes livrarias.

9-> Quais são as maiores dificuldades que você encontrou ao escrever seus livros? 
A maior dificuldade não é em escrever livros e nem de publicar por alguma editora, o mais difícil no Brasil é vender livros, pois vivemos numa cultura onde a leitura não é uma realidade, infelizmente ainda há poucos brasileiros (se compararmos aos países da Europa ou EUA) que leem livros, não é muito comum na nossa cultura, apesar desse número estar mudando, ainda estamos muito longe do ideal. Contudo, vejo que entre os jovens essa tendência tem mudado. Hoje o público jovem é o que mais lota as feiras de livros e bienais, digo isso porque participo de muitas delas e vejo que hoje há mais jovens circulando nesses eventos (e comprando livros) do que adultos, então acredito que dentro de poucos anos teremos mais adultos leitores do que tínhamos há dez ou quinze anos atrás.

10-> Para aqueles que desejam publicar livros e são iniciantes, quais são seus conselhos? 
Bem, primeiramente digo que o caminho não é fácil, pelo contrário, é muito cheio de pedras e espinhos. Primeiro o autor tem que ter uma boa ideia, escrever de maneira concisa e envolvente – para conquistar o leitor e depois que tiver sua obra pronta e revisada precisa encontrar uma boa editora, o que não é tarefa fácil, pois há muitas no mercado que exploram o autor, não são honestas ou que simplesmente não têm compromisso algum de ajudar para que a obra chegue às mãos dos leitores. Depois que finalmente o autor escreve a obra e encontra uma editora vem a parte mais difícil, VENDER A OBRA. Nessa hora o autor não pode deixar só nas mãos da editora, pois assim como o seu livro, a editora tem mais dezenas ou centenas de obras para divulgar e vender, então não espere que a editora fará todo o trabalho, o autor precisa arregaçar as mangas e ajudar na divulgação, participar (tanto quanto for possível) de feiras e bienais, fazer contatos, talvez contratar assessoria de imprensa (se isso for viável financeiramente) e divulgar, divulgar, divulgar, não tem outra alternativa. É um trabalho árduo, às vezes o autor se sente desestimulado porque não vê o trabalho render frutos, mas se ele acredita na sua obra e tem força de vontade, ele pode conseguir, pois se outros conseguiram, ele também pode, não é só privilégio para alguns. O segredo do sucesso é não desistir e se esforçar muito para que o trabalho possa se tornar conhecido.

11-> Obrigada pela sua participação e pela incrível parceria que fizemos! 
Eu que agradeço pela sua entrevista e pela parceria. Espero que os leitores de seu blog possam apreciar e que possam conhecer meu trabalho. Tenho me esforçado cada vez mais para escrever histórias mais encantadoras e interessantes para conquistar mais o publico, então se os leitores tiverem interesse em conhecer minhas obras, podem acessar meu blog www.valentinecirano.blogspot.com ou meu site www.valentinecirano.com

Beijos!!
Boa Semana!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário